O voto como prova de conhecimento
quarta-feira, 17 de setembro de 2008 |
A maioria das pessoas reclama da corrupção, da demora das filas de hospitais, do sucateamento das escolas públicas, e infinitas coisas. Mas o que elas fazem para mudar essa realidade?
É necessário que sejam incluidas nas escolas aulas sobre política, pois ela vai bem mais além do que imaginamos, e mesmo que não pareça, tudo gira em torno dela. São os políticos quem decidem o valor das taxas, que fazem projetos para a construção de escolas, hospitais, que elaboram as leis, etc. Crianças politicamente preparadas serão os jovens que no futuro vão votar conscientemente.
Não podemos permitir que pessoas votem em um candidato apenas por ele ter ajudado sua familia. Se não tivermos em mente a coletividade, nosso voto será egoísta e comprovará nossa ignorância. Só a análise das propostas não é o bastante. Deve-se saber acerca dos antecedentes do futuro governante. Quanto menor o grau de instrução, maior será a dificuldade de colocar suas idéias em prática, mesmo que sejam boas.
Mais uma vez, commo na maioria dos assuntos, a raiz está na educação. A carência do ensino político deve acabar para que a qualidade dos eleitos seja maior.
(redação para o cursinho)
E tenho dito.