Versos de Ouro
domingo, 6 de fevereiro de 2011 |

Depois de ter lido os Versos de Ouro de Pitágoras, parei pra pensar no que seria o sentido da vida. Digamos que eles sejam parecidos com os 10 Mandamentos mas vão muito além disso, são mais profundos. Falam de valores e práticas que podem nos levar a um estado de sabedoria e libertação espiritual (Nirvana). A princípio eu li sem pensar em outras coisas, sem ver contradições. Mas como eu não sei ler ou imaginar algo sem ver os dois lados, logo pensei em como seguir estes 'postulados' no mundo de hoje, com todas as convenções sociais e como poder entendê-los objetiva e racionalmente.
Por exemplo.. "Pratica a justiça com teus atos e com tuas palavras." Essa foi uma das contribuições dele para o Direito, a justiça. Mas será que há justiça verdadeira? Digo.. uma "justiça justa?" Na minha opinião é praticamente impossível agradar gregos e troianos, porque sempre alguém sai lesado ou insatisfeito. Mas isso não tira a beleza do Versos de Ouro.
Outro ponto que achei intrigante foi quando ele nos lembra de que "o destino não manda muitas desgraças aos bons." Isto só confirma minhas idéias sobre 'Deus'. Eu particularmente não acredito que haja um Deus superior que castigue os maus e beneficie os bons, mas um Deus interior. Até porque eu já conheci e vi muitas pessoas realmente boas que sofreram durante a vida toda. Isso seria um merecimento vindo de Deus? Claro que não. Pode-se tentar explicar isso através das reencarnações e o karma.. No sentido de que 'aqui se faz, aqui se paga' ou que 'mais cedo ou mais tarde as consequências vêm'. O que tirei de conclusões deste fragmento foi a idéia de que na verdade tudo não passa de consequência de nossos atos, seja nessa vida ou em outra e que é muito dificil saber se estamos fazendo a coisa certa, porque a amplitude de nossos atos é muito superior ao que conseguimos imaginar.
"O que as pessoas pensam e dizem varia muito; agora é algo bom, em seguida é algo mau. Portanto, não aceites cegamente o que ouves, nem o rejeites de modo precipitado." Nada é certo ou errado.. é só questão de opinião própria e o que apetece a cada um. E o que era feito e dito há muitos anos atrás, hoje já é considerado prejudicial ou ridículo. Talvez o que a gente esteja fazendo agora, daqui ha alguns anos não seja mais considerado o correto. É essa variabilidade de pensamento que me intriga quando eu li os Versos, porque mesmo que as coisas mudem, elas sempre serão as mesmas, mas de outra forma. Isso é uma contradição que faz sair fumaça da minha cabeça.
Pitágoras disse: "faze aquilo que não te trará aflições mais tarde, e que não te causará arrependimento." Acho que temos que ter estratégia e pensar antes de fazer qualquer coisa.. Mas por outro lado, existem coisas (as coisas do 'coração e da emoção') as quais não podemos pensar antes de realizar, senão não as fazemos. E sobre arrependimentos.. Na minha opinião quem se arrepende é fraco o suficiente pra não saber transformar seus supostos erros em um aprendizado. Porque geralmente quem se arrepende, se culpa. E a culpa não nos leva a nenhum lugar. A gente não precisa do perdão de ninguém pra continuar a vida, mas sim do nosso próprio perdão pra que haja algum aprendizado a partir dos erros.
"Evita todas as coisas que causarão inveja." Desculpe Pitágoras, mas na sociedade em que vivemos, até um pão com manteiga causaria inveja. É como dizem.. Ninguém está satisfeito com o que tem, e o do outro sempre é melhor que o nosso. A busca do ser humano é cada vez maior, ele sempre quer mais que ontem e menos que amanhã. Pra mim isso gera inveja, pois sempre vai existir alguém em um estado melhor que o seu. E por mais que saibamos controlar isso conscientemente, no nosso interior haverá inquietação no sentido de querer mais e mais pra superar o outro.
"Ao deitares, nunca deixes que o sono se aproxime dos teus olhos cansados, enquanto não examinares com a tua consciência mais elevada todas as tuas ações do dia. Pergunta: 'Em que errei? Em que agi corretamente? Que dever deixei de cumprir?" Se todos fizessem isso, haveria mais sabedoria e paz no mundo. É o que eu disse antes, quem mais precisa me perdoar e me conhecer do que eu mesmo? Eu serei a unica pessoa que vou ter que 'me aguentar' a eternidade toda. E por mais que jamais me perdoem pelos meus atos, se eu estiver de consciência limpa e resolvida comigo mesma, isso não importará muito.. Reflexão é a chave pros males da sociedade se resolverem.
"Como grandes cilindros, os seres humanos rolam para lá e para cá, sempre oprimidos por sofrimentos intermináveis" Sempre pensei nisso.. Porque nossas vidas têm de ser tão cheias de sofrimentos? Dos menores aos maiores. Alheio e pessoal. Tudo se torna um ciclo vicioso de sofrimento que (a principio) não acaba nunca.. É como se uma carga negativa tivesse tomado conta das nossas vidas e não conseguimos nos livrar dela porque é complexa e pesada demais para isso. Não gosto de falar sobre isso, me dá uma aflição enorme por não poder fazer muito para com os outros que sofrem.
Mas por outro lado gosto de escrever sobre coisas aleatórias porque sei que alguém vai ler e se sentir bem ou no mínimo diferente com o que leu. Por mais que não ajude, que mude algo.

E tenho dito.


Yes, nós temos framboesa!

Not Just Another Brick In The Wall.

Criar site
Criar site
Arquivo

Julho 2011;

Fevereiro 2011;

Outubro 2010;

Setembro 2010;

Agosto 2010;

Julho 2010;

Junho 2010;

Maio 2010;

Abril 2010;

Março 2010;

Fevereiro 2010;

Janeiro 2010;

Dezembro 2009;

Novembro 2009;

Outubro 2009;

Setembro 2009;

Agosto 2009;

Julho 2009;

Junho 2009;

Maio 2009;

Abril 2009;

Março 2009;

Fevereiro 2009;

Janeiro 2009;

Dezembro 2008;

Novembro 2008;

Outubro 2008;

Setembro 2008;

Agosto 2008;

Julho 2008;

Junho 2008;